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Comunicado N.º 03/2024: A todos os trabalhadores da Carris

Comunicado N.º 03/2024: A todos os trabalhadores da Carris

Caros e Caras Colegas,

Na sexta-feira dia 15 de março, decorreu a segunda reunião com o CA no âmbito da revisão do AE 2024.

O Administrador começou por dar a palavra aos representantes dos trabalhadores presentes, perguntando se estes tinham revisto as suas propostas.

A ASPTC mantém a sua proposta, pois entende que a mesma é equilibrada e que contém pontos que se podem trabalhar, para encontrar consensos que permitam alcançar um acordo benéfico para os trabalhadores da CARRIS. Atualmente começa a ser difícil encontrar trabalhadores motivados e disponíveis para ·vestir a camisola da companhia".

A CARRIS sempre foi uma referência entre as empresas nacionais de transporte coletivo de passageiros e, nesse sentido, cabe ao CA apresentar uma contraproposta global, que dignifique os seus trabalhadores e a história da empresa, não ficando apenas pelo aumento na tabela salarial.

Tal como aconteceu no ano transato, a proposta do Administrador evoluiu em dois euros, passando a propor um aumento de cinquenta e cinco euros em todos os escalões das tabelas salariais. O Administrador alegou que a empresa não tem condições para

acompanhar as propostas dos vários sindicatos, por muito justas que sejam, pois, neste momento, a massa salarial ronda os noventa milhões de euros, estando ainda a realizar obras de recuperação nas várias estações, que estão a gerar avultadas despesas.

O estudo sobre o clima organizacional na empresa, que reflete o descontentamento dos trabalhadores, foi também abordado. O administrador comprometeu-se a tomar medidas que revertam este sentimento dos trabalhadores, nomeadamente reconhecendo que o horário dos tripulantes e dos trabalhadores por turnos tem de ser revisto e adaptado, na medida do possível, de modo a promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

No seguimento da reunião, foi ainda referido, pelo Administrador, o seguinte:

  • Está previsto que, para meados do ano, o sistema tarifário sofra uma evolução, passando a permitir pagamentos por via eletrónica, simplificando o trabalho do tripulante.
  • O envio da declaração de IRS está atrasado, porque foi detetado um problema informático, que se espera estar resolvido em breve.

A ASPTC referiu ainda que no MyCarris, o Menu dos Pedidos está em inglês, tendo o Administrador dito que'isso não faz nenhum sentido' e que o problema irá ser resolvido.

Esperamos que, na próxima reunião, agendada para o dia 27 de março 2024, a empresa evolua na sua proposta, de forma a dignificar e valorizar todos os trabalhadores desta empresa.

Lisboa, 18 de março de 2024
A Direção

ASPTC o sindicato dos trabalhadores da Carris!

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